segunda-feira, 4 de abril de 2011

Dicas de estudo

Olá alunos do CET e pessoas que gostariam de estudar no Triunfo mas não tem tal privilégio.
Nessa semana na escola começa o período mais temido dos alunos, época de pouca internet, muita tensão e desespero: o período de provas. Aproveitando esse momento muito importante, resolvemos colocar algumas recomendações de como se deve estudar, afinal de contas não queremos nossos leitores com o ouvido doendo de esculhambação levada dos pais e nem com o videogame ou internet cortada.
 O desespero da proximidade das provas e o medo da esculhambação da mãe
Aí vão as dicas.
Evite estudar na véspera:
É, parece chato falarmos isso, soa como se fosse o pai de vocês dando sermão mas é verdade, estudar um pouco a cada dia é bem melhor do que tentar aprender tudo na véspera.
Se vocês tirarem uma hora do dia de vocês para revisarem o que foi dado em sala de aula pelo professor, verão que o conteúdo fica mais fácil, você presta atenção nas aulas e (pasmem!) chega até a gostar delas. Uma hora parece muito tempo? vamos pensar um pouco....

Quanto tempo vocês passam por dia sem fazer nada? olhando pro teto? ou apertando que nem doido o botão de mudança de canal da televisão procurando alguma coisa capaz de despertar seu interesse? horas provavelmente. Se vocês tirarem uma hora por dia quando não estão em período de provas, perceberão que quando forem estudar nas vésperas de prova já dominam o conteúdo, isso sem falar no desespero triste de ter que aprender alguma coisa às onze da noite para a prova de amanhã.

Durma, mas não na aula:
Pode parecer papo furado, mas parte do que aprendemos de dia é finalizada à noite, quando dormimos, por isso dormir é tão importante quanto as horas de estudo.
Quando aprendemos durante o dia, o conteúdo fica armazenado na nossa memória de curta duração (por isso às vezes entendemos tudo na aula, quando acaba esquecemos), precisamos de exercício para fixar (daí as tarefas de casa), o processo de aprendizagem termina durante o sono, ou seja, quando vocês estão roncando que nem um bando de porco e todos babados, estão aprendendo.
Se você dorme pouco, vai pra aula com sono e fica com aquelas olheiras enormes que nem um urso panda, dorme durante as aulas e não aprende o conteúdo e isso sem falar do pior: ficar com sono o dia inteiro.
Para não ficarem bocejando e mostrando os dentes do fundo da boca pro professor, basta terem um horário de sono com no mínimo oito horas por noite, ou seja, tentem dormir por volta das onze da noite.
Qualidade e não quantidade:
Outra coisa importante é a qualidade do tempo de estudo e não quantidade, não adianta estudar 24 horas deitado, ouvindo música, com a televisão e o computador ligados e a janela do msn piscando, é melhor muitas vezes um hora bem estudada do que duas lendo o livro parecendo que se está em uma boate.
Algumas coisa merecem uma atenção especial
  • Postura: Tente estudar SENTADO, nada de se deitar; vai acabar dormindo e sujando o livro todo de baba.
  • Iluminação: O local de estudo deve ser bem iluminado, não adianta estudar em um lugar escuro pra ficar com dor de cabeça, sono e o pior de tudo: ler o conteúdo todo errado e confundir D. Pedro II com Zumbi dos Palmares.
  • Leia até entender o conteúdo: Não adianta ler o conteúdo da prova rápido somente para terminar logo. Aleituraficamaisoumenosassim, afobada, acabamos perdendo tempo e não aprendemos nada. Para ter momentos proveitosos de estudo temos que repetir a leitura da frase e depois do parágrafo até entendermos o que o autor está tentando dizer para aí sim podermos avançar a página.
Disciplina: Eu sei que essa palavra já desperta careta de quem a lê, mas é verdade, não adianta estudar com essas recomendações uma vez e depois não repetir, é preciso criar o hábito de estudar, no início é um pouco difícil, dá agonia, mas vocês vão ver que com o tempo nem sentirão o tempo passar. Tentem começar estudando meia hora por dia, façam isso durante uma semana, em seguida aumentem para quarenta minutos, adicionem dez minutos a cada semana, com o tempo passarão uma hora ou duas estudando sem sentir o tempo passar.
E vocês têm outras dicas de estudo? compartilhem! comentem!

2 comentários:

  1. é muito dificil estudar sentado.

    ResponderExcluir
  2. minha dica de estudo e:
    1-estude sempre na mesa
    2-tente preparar um questionario com umas perguntas sobre a materia que você acabou de estudar so para comprovar se você estar dominando o assunto.
    3-não ouvir musicas(apesar que o fantastico falou que se você estar estudando historia vc pode ouvir musica sobre a quele assundo que você estar estudando)mais em fim não recomendo.
    4-estude todos os dias pois e melhor para você nós estudos e tambem você pode entrar mais na internet nas semanas de prova.
    5- ai você ja estar preparado para fazer a sua prova,sem sufoco e tambem sem estudar até 11 horas da noite .
    bjs (l):/

    ResponderExcluir