sexta-feira, 1 de abril de 2011

1º de abril...

O dia começa logo com uma notícia inesperada e bombástica, seus olhos ficam arregalados que nem duas moedas de um real, o susto se desfaz diante do riso dos colegas. Poisé está começando mais um 1º de abril, o dia da mentira.
Nos feriados e outras datas comemorativas sempre estamos acostumados a celebrar momentos e/ou pessoas importantes para nossa cidade, estado ou país, o 1º de abril contudo é o único dos feriados dedicados a algo mal visto pela sociedade: a mentira.
Cuidado que mentira tem pernas curtas

Mas por que resolveram criar um dia especial para mentira? Por que nos é permitido nessas vinte e quatro horas mentir descaradamente? vamos buscar uma explicação na história.
Dentre as várias explicações, a mais aceita remonta à França do século 16. Até o ano de 1564, o calendário em vigor era o calendário Juliano que considerava o início do ano novo próximo do mês de abril. De acordo com o livro "The Oxford Companion to the Year", o rei Carlos IX, declarou um dia que a França começaria a usar o calendário Gregoriano, onde o ano novo iniciaria em primeiro de janeiro.
 Até os cães fazem pegadinhas no 1º de abril.
Porém nem todos aceitaram esse calendário com quase quatro meses a mais, justamente essas pessoas passaram a serem vítimas das pegadinhas do malandro da época, foram considerados tolos (daí o nome do 1º de abril em inglês - april fool's day) recebendo presentes e sendo convidados para festas que não existiam. Por causa da lentidão com a qual as notícias viajavam, os moradores da zona rural francesa também eram avacalhados por festejarem a entrada de ano no momento errado.
Provavelmente, não se trata de uma coincidência que o dia da mentira seja comemorado ao mesmo tempo do que dois outros dias semelhantes. Na Roma antiga o festival de Hilária foi uma iniciativa para celebrar a ressurreição do deus Átis. A palavra hilária, provavelmente, é derivada da palavra hilaridade e hilariante, ambas significando alegria ruidosa. Hoje em dia, Hilária é também conhecida como o Dia da risada romana. Na Índia, o festival Holi (site em inglês) comemora a chegada da primavera. Como parte do festival, as pessoas fazem brincadeiras e se lambuzam mutuamente com cores.
Não há uma conexão clara entre a observância moderna do dia da mentira e essas duas antigas comemorações, o que leva muitos historiadores a aceitarem a explicação francesa de como surgiu o dia da mentira.
(fonte: howstuffworks)
E você já contou ou ouviu uma mentira boa no primeiro de abril? conte aí nos comentários

2 comentários: