A Sexta-feira 13 é uma das datas mais temidas pelas pessoas supersticiosas, elas usam uma série de amuletos como trevos de quatro folhas, pés de coelho (que dá sorte pra todos, menos pro coitado do coelho) para evocar a sorte e evitam passar por baixo de escadas ou cruzar com gatos pretos. Mas de onde será que vem toda essa superstição com a sexta-feira 13?
Para entendermos o porquê dessa data despertar tanto receio ao ponto de algumas pessoas terem parascavedecatriafobia (o medo específico da sexta-feira 13), precisamos apelar para a numerologia primeiramente.
A numerologia (que estuda o significado dos números) considera o número 12 como algo completo, pois o ano tem 12 meses, foram 12 os apóstolos, são 12 os signos do Zodíaco. Já o número 13 é tido como sinal de má sorte. A sexta-feira é um dia da semana também considerado de má sorte porque foi o dia em que Jesus foi crucificado, as superstições acerca da sexta-feira são tão fortes que muitos marinheiros ingleses não embarcavam em seus navios nesse dia da semana.
Contudo, antes mesmo do cristianismo já existiam algumas lendas que evidenciam a má sorte do número 13. Os nórdicos (povos que viviam ao norte da Europa durante a Idade Média) em sua mitologia diziam que foi feito um banquete e 12 deuses foram convidados. Loki, espírito do mal e da discórdia, apareceu sem ser chamado (penetra!) e armou um barraco que acabou com a morte de Balder, o favorito dos Deuses. Daí veio a crença de que convidar 13 pessoas para um jantar era azar na certa.
Outra lenda dizia que quando as tribos nórdicas foram convertidas ao cristianismo a deusa nórdica Friga (que deu origem a palavra Friday, que significa sexta-feira em inglês) foi transformada em bruxa pelos cristãos. Como vingança, ela passou a se reunir todas as sextas com outras 11 bruxas e o demônio, os 13 rogando praga aos humanos.
A sexta-feira 13 também é marcada por acontecimento trágicos. No dia 13 de Outubro de 1307 (uma sexta-feira 13) a ordem dos Cavaleiros Templários (a ordem mais rica da Europa da época que cuidava dos peregrinos que iam à Jerusálem) foi declarada ilegal pelo rei Filipe IV da França. Os Templários foram presos simultaneamente em todo o país, alguns torturados e mais tarde todos foram executados por heresia (desrespeito às leis e costumes da Igreja Católica).
Nos últimos anos o cinema se apropriou da data para lançar filmes de terror evocando a sexta-feira 13. A principal obra conta a história de Jason Voorhees que sai matando pessoas para se vingar da morte violenta que teve. Bizarro não?
Interessante não? e você tem alguma superstição com a sexta-feira 13?
Nenhum comentário:
Postar um comentário