terça-feira, 17 de maio de 2011

Lipídios e gordura ...

Alô alunos do Triunfo que estão preocupados com o desempenho no simulado.
Hoje resolvemos trazer pra vocês um tema que a professora Ana Cristina vai abordar na 8ª série (9º ano): os lipídios e as gorduras. Tá, falando assim parece algo extremamente interessante, mas vamos ver algumas curiosidades sobre esses dois compostos tão importantes para o funcionamento do corpo humano.
Eles têm a força! Os alimentos energéticos são ricos em açúcares (carboidratos) e gorduras (lipídios). Os carboidratos e lipídios são verdadeiros super-heróis para o corpo: fornecem energia para o nosso organismo funcionar, para você poder correr e brincar à vontade. Vá colocando no carrinho: pão, macarrão, cereais como arroz e milho, frutas e doces, alimentos ricos em carboidratos. É energia que não acaba mais.
Para obter energia, nosso organismo recorre primeiro aos carboidratos. Eles sustentam as atividades muscular e mental, e também o funcionamento dos órgãos. Mas quando a gente abusa deles, a balança logo avisa! Porque se ingerimos carboidratos em excesso, eles são transformados em gordura e "estocados" em alguma parte do corpo.
O açúcar que a gente usa para adoçar comidas e bebidas vem da cana-de-açúcar, aquela planta com folhas compridas que forma os canaviais. Mas não é o único açúcar que existe. O leite e as frutas têm seus próprios açúcares naturais, chamados lactose e frutose.
Alguns vegetais acumulam energia em forma de amido, que é um tipo de carboidrato. São ricos em amido: a batata, a mandioca, o milho, o trigo. Com a digestão do amido e dos açúcares, obtemos a glicose. Ela é necessária para o movimento dos músculos - ou seja, sem ela, não faríamos nada!
Esses alimentos são grandes fontes de gordura, que também é chamada de lipídio, mas não são as únicas. Você também encontra gordura no óleo das sementes, como girassol e milho, em frutas oleaginosas como nozes, castanhas, amêndoas e avelãs, e ainda no azeite, na carne, no leite e na gema dos ovos, na manteiga e na margarina.
Usamos a gordura para armazenar energia, e para manter a temperatura do corpo. Se estamos com falta de carboidratos, usamos nossas reservas de gordura.Tudo o que tem bastante gordura geralmente é gostoso. Não dá para comparar chocolate com alface...mas também não dá para abusar.
A digestão da gordura é complicada. O fígado produz um líquido chamado bile, que trabalha duro para quebrar as moléculas de lipídios. Por isso, é bom não encher a barriga de alimentos muito "gordos". Gelado e chocolate são uma delícia, mas além de serem da pesada, são ricos em açúcar, o grande vilão que provoca cáries.
Outras curiosidades sobre os lipídios e gorduras:

  • O Colesterol é um tipo de gordura presente em alimentos de origem animal e também produzida pelo nosso fígado.  Em quantidade adequada é fundamental ao desempenho de diversas funções. Porém quando em excesso é altamente prejudicial á saúde

  • As gorduras podem ser de origem animal quanto vegetal. As de origem animal, como a banha e a gordura da carne, geralmente são sólidas à temperatura ambiente e bastante prejudiciais ao organismo. Já a de origem vegetal, como óleo de milho, girassol e oliva são líquidas e menos prejudiciais.

  • A ingestão de colesterol não deve ultrapassar 300 mg por dia, mas muitos abusam dessa relação. Nos EUA, cerca de 25% da população apresenta níveis altíssimos de coleterol e no Brasil, atualmente, os adultos com acima do ideal (segundo o cálculo de IMC) chegam a 40%.



Nenhum comentário:

Postar um comentário