O dia 30 de maio é comemorado com o dia de Joana D'arc, padroeira da França e personagem histórico dos mais interessantes.
Filha dos camponeses Jacques d'Arc e Isabelle Romée, de origem modesta e analfabeta, Joana D'arc foi uma heroína da Guerra dos Cem Anos e hoje é a santa padroeira da França.
Durante o século 15, França e Inglaterra brigavam por alguns territórios na chamada guerra dos Cem anos, que na verdade durou 116 anos, que provocou morte e destruição de boa parte do norte francês. A camponesa Joana D'arc foi ao encontro do rei francês e lhe contou uma história do encontro com Deus e pediu ao monarca francês que lhe desse um exército a fim de expulsar os ingleses da França. Convencido pelo discurso de Joana, o rei francês lhe cede um exército para combater a favor da monarquia francesa.
Joana D'arc entrou para a história por conta de ser uma das poucas (talvez a única) mulher a comandar um exército na Europa medieval e conseguir várias vitórias.Em uma das batalhas Joana foi capturada por um nobre francês e trocada por favores políticos com os ingleses.
Sem nenhum esforço do rei francês a seu favor, Joana D'arc foi questionada sobre as visões que dizia ter de Deus e as ordens que recebia. Sob influência inglesa, a Igreja Católica a julgou e condenou por heresia (desvios da doutrina católica) e assassinato. A pena? Morte na fogueira.
Com o passar do tempo a imagem de Joana D'arc mudou e ela foi considerada inocente pelo papa Calisto III e canonizada (transformada em santa) em 1920 pelo papa Bento XV. Hoje Joana D'arc é vista como símbolo nacional da França.
Para vocês conhecerem mais aí vão videos do programa Arquivos Confidenciais, do History Channel sobre a nossa personagem:
Nenhum comentário:
Postar um comentário