Por volta do século XV a Europa foi atingida por uma das maiores epidemias da história da humanidade. Chegada por navios vindos provavelmente da China, a bactéria Yersinia pestis habitava as pulgas que se proliferavam nos pelos dos ratos, estes por sua vez viajavam junto com as mercadorias trazidas do Oriente em direção à Europa. Quando a pulga presente nos ratos picava um ser humano, a Yersinia pestis se proliferava pela corrente sanguínea provocando fortes febres e o aparecimento de bubos dolorosos no pescoço e na virilha que logo adquiriam cor escura, originando-se daí o nome de uma das doenças mais mortíferas conhecidas pela humanidade: a peste negra.
Sem a mínima noção de higiene os europeus conviviam com todo tipo de sujeira, atraindo ratos e com eles as pulgas causadoras da peste. Em menos de cinco anos a doença se espalhou de maneira assustadora, matando uma quantidade até hoje discutível de pessoas, alguns historiadores afirmam que cerca de 30% da população europeia morreu com a peste, outros afirmam ter sido cerca de 50%. O fato é que a peste mudou a maneira do europeu ver o mundo, as doenças e a maneira de tratá-las.
Os vídeos abaixo fazem parte de um documentário exibido em sala para os alunos da sexta série (7º ano), foi produzido pelo History Channel e mostra com riqueza de detalhes o sofrimento das pessoas da Idade Média diante de tamanho sofrimento. Vale a pena conferir.
Nenhum comentário:
Postar um comentário