terça-feira, 14 de junho de 2011

Conde Drácula

Falamos no post anterior sobre doação de sangue, quando falamos em sangue é muito comum lembrarmos logo de vampiros, o principal deles é uma lenda que habitava a região da Transilvânia na Romênia: o Conde Drácula.
o Vampiro Drácula e Vlad III
Pouca gente sabe, mas a história pouco tem a ver com as lendas de seres que dormem em caixões durante o dia e à noite saem para sugar o sangue das pessoas, na verdade isso foi um romance criado por um escritor irlandês chamado Bram Stoker baseado nas histórias de um nobre romeno que viveu por volta do século 15.
A inspiração veio de Vlad III, imperador da Waláquia na Transilvânia (uma região da Romênia), conhecido por empalar seus inimigos. Nascido em 1431, Vlad III adotou o nome de "Draculea", em homenagem a seu pai Vlad II (criatividade da família em escolher nomes heim?!) um cavaleiro cristão da Ordem dos Dragões (drago em latim e diabo em romeno), pai e filho lutaram contra as invasões dos turcos na Romênia.
Vlad III acreditava que somente com disciplina e trabalho seu reino prosperaria, por isso tratou de forma cruel quem fugisse a esses valores. Preguiçosos, desonestes e inimigos eram empalados vivos. Temido por seus inimigos, Vlad III era tido como heroi por seu povo.
Empalamento
Por conta das suas atitudes cruéis e forma de governo, Vlad III virou uma lenda, reaproveitada no século 19 pelo escrito Bram Stoker, que o transformou em um ser imortal que se alimentava de sangue humano, dando asas ao mito dos vampiros, revividos atualmente pela saga Crepúsculo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário