terça-feira, 23 de agosto de 2011

Etiqueta nas redes sociais: saiba como se comportar

Ter uma vida social na Internet é como ter uma vida social no mundo  real. E para uma boa convivência, é preciso respeitarmos algumas regras. A principal de todas é simples: ter bom senso. Em outras palavras: Não faça com os outros o que não gostaria que fizessem com você

TWITTER
  • Evite o "flood"
Por mais que sua foto no Twitter seja muito bonita ou  original, nenhum de seus seguidores vai gostar de vê-la “inundando” a  tela a cada segundo. Portanto, meu amigo, evite o “flood" (“inundação”  em inglês) e procure tuitar com parcimônia. Afinal de contas, Twitter é um pouco como uma reunião de amigos. E ninguém gosta daquele cara que fala tanto e tão alto que mais  ninguém consegue se manifestar.
  • Controle-se nos RTs
Muitas vezes, vemos conteúdos bem legais no Twitter e  temos vontade de compartilhar com nossos seguidores. Isso é ótimo! É uma  das razões da existência do Twitter. Mas não faça do seu perfil uma  máquina de RTs. Ninguém aguenta isso!
  • Não faça spam por DM
Da mesma forma que é chato ficar pintando a cada segundo na timeline  dos seus seguidores, também não é nada agradável ficar divulgando coisas  por Direct Message (DM).
Se você tem um blog ou mesmo um negócio e quer divulgar seus links,  faça isso na sua timeline, de forma aberta. Não mande DMs diárias com  suas divulgações. É mais desagradável do que aqueles spams que recebemos  por e-mail, pois, neste caso, não temos escolha. Recebemos sem o nosso  consentimento, porque nosso e-mail caiu em alguma lista contra a nossa  vontade.
Lembre-se que a DM é algo particular. Não seja aquele cara que chega no  meio de uma conversa, a interrompe e ainda tenta distribuir folhetos de  sua padaria, por favor!
  • Palavrões
Escrever palavrões depende da forma como você encara seu perfil no Twitter. Para algumas pessoas, o Twitter  não tem absolutamente nada de profissional. É feito para falar  besteira, xingar o juiz que não marcou aquele pênalti corretamente etc.  Se você usa seu Twitter como ferramenta de trabalho e autopromoção, é mais do que óbvio dizer que você precisa se controlar no linguajar.
  • E daí?
A pergunta acima é só uma das coisas que vêm à cabeça – para não dizer  as impublicáveis – quando alguém tuita algo do tipo: “estou almoçando”  ou “vou ao banheiro”. Afinal de contas, Twitter não  serve para as pessoas narrarem os pormenores da vida. Lembre-se: são  apenas 140 caracteres. Se não tiver algo interessante para dizer, não  dizer nada é sempre mais interessante.

FACEBOOK
  • Jogos sociais
Ok, você está realmente precisando muito de uma vaquinha para completar o seu rebanho no Farmville. Mas lembre-se que nem todo mundo gosta dos chamados “jogos sociais” no Facebook.  Portanto, não fique pedindo ajuda a seus amigos para administrar sua  fazenda ou algo nessa linha. Identifique aqueles que, assim como você,  gostam de se distrair no Farmville ou similares e procure interagir apenas com eles.

Tudo bem que o Facebook oferece, de forma muito  simples, o bloqueio de conteúdos. No entanto, o ideal é que parta de  você a iniciativa de não ficar aparecendo na tela dos seus amigos com  pedidos de ripas de madeira ou ferraduras para construir um celeiro  virtual.
  • Eventos são eventos
Vamos combinar o seguinte: seria interessante, para o bem dos usuários do Facebook, que as pessoas parassem de criar “eventos” para qualquer coisa. Vamos criar um veto? Porque tudo tem limite, certo?

Os eventos são ferramentas extremamente úteis para marcarmos encontros  com amigos ou mesmo para anunciarmos e convidarmos pessoas para o que a  própria seção sugere: eventos. Mas uma tendência chata, ultimamente, tem  feito com que as pessoas criem eventos para qualquer coisa, tipo  comentar notícias, escrever textos sem pé e nem cabeça ou organizar  “marchas virtuais” por causas esdrúxulas tipo "marcha pela empada de caranguejo". Ativismo de sofá, sai pra lá!
  • Marcação
Esse é um assunto delicado. Por exemplo, uma vez que você tirou foto  com um amigo, com a concessão dele, está implícito que outras pessoas  irão ver. Portanto, nada demais, a não ser que ele peça o contrário ou  que a foto seja embaraçosa, você publicá-la no Facebook.  Mas, caso você o marque na foto e ele, logo em seguida, desmarque,  procure respeitar a vontade da pessoa. Não volte a marcá-lo na mesma  foto e, principalmente, pense duas vezes antes de marcar a pessoa  novamente numa próxima oportunidade.
A mesma coisa vale para marcar pessoas em comentários ou publicações no  mural. Lembre-se que a partir do momento em que você marca alguém, seja  numa foto ou num comentário, a pessoa passa a receber notificações por  e-mail de todos os comentários seguintes.
E evite a todo custo marcar a pessoa em fotos que não lhe interessem nenhum pouco

ORKUT
  • Propaganda
Muita gente tem se cansado do Orkut por causa dos  spams, ou seja, aqueles scraps indesejados, com orações, gifs animadas  piscando e propagandas. Evite fazer isso em seu perfil, pois, assim como  você não deve curtir encontrá-los em vez de recados dos seus amigos no  scrapbook, o mesmo vale para eles em relação a você.
  • Comporte-se nas comunidades
Muitas comunidades no Orkut não servem para nada e não  apresentam tópicos construtivos. Mas várias outras são usadas para  discussões interessantes sobre os mais diversos temas. Se você participa  ativamente de comunidades, procure seguir as regras impostas pelos  moderadores. Eles estão ali para manter a ordem e, caso você não siga,  poderá acabar banido.

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