Ter uma vida social na Internet é como ter uma vida social no mundo real. E para uma boa convivência, é preciso respeitarmos algumas regras. A principal de todas é simples: ter bom senso. Em outras palavras: Não faça com os outros o que não gostaria que fizessem com você
TWITTER
- Evite o "flood"
Por mais que sua foto no Twitter seja muito bonita ou original, nenhum de seus seguidores vai gostar de vê-la “inundando” a tela a cada segundo. Portanto, meu amigo, evite o “flood" (“inundação” em inglês) e procure tuitar com parcimônia. Afinal de contas, Twitter é um pouco como uma reunião de amigos. E ninguém gosta daquele cara que fala tanto e tão alto que mais ninguém consegue se manifestar.
- Controle-se nos RTs
Muitas vezes, vemos conteúdos bem legais no Twitter e temos vontade de compartilhar com nossos seguidores. Isso é ótimo! É uma das razões da existência do Twitter. Mas não faça do seu perfil uma máquina de RTs. Ninguém aguenta isso!
- Não faça spam por DM
Da mesma forma que é chato ficar pintando a cada segundo na timeline dos seus seguidores, também não é nada agradável ficar divulgando coisas por Direct Message (DM).
Se você tem um blog ou mesmo um negócio e quer divulgar seus links, faça isso na sua timeline, de forma aberta. Não mande DMs diárias com suas divulgações. É mais desagradável do que aqueles spams que recebemos por e-mail, pois, neste caso, não temos escolha. Recebemos sem o nosso consentimento, porque nosso e-mail caiu em alguma lista contra a nossa vontade.
Lembre-se que a DM é algo particular. Não seja aquele cara que chega no meio de uma conversa, a interrompe e ainda tenta distribuir folhetos de sua padaria, por favor!
- Palavrões
Escrever palavrões depende da forma como você encara seu perfil no Twitter. Para algumas pessoas, o Twitter não tem absolutamente nada de profissional. É feito para falar besteira, xingar o juiz que não marcou aquele pênalti corretamente etc. Se você usa seu Twitter como ferramenta de trabalho e autopromoção, é mais do que óbvio dizer que você precisa se controlar no linguajar.
- E daí?
A pergunta acima é só uma das coisas que vêm à cabeça – para não dizer as impublicáveis – quando alguém tuita algo do tipo: “estou almoçando” ou “vou ao banheiro”. Afinal de contas, Twitter não serve para as pessoas narrarem os pormenores da vida. Lembre-se: são apenas 140 caracteres. Se não tiver algo interessante para dizer, não dizer nada é sempre mais interessante.
FACEBOOK
- Jogos sociais
Ok, você está realmente precisando muito de uma vaquinha para completar o seu rebanho no Farmville. Mas lembre-se que nem todo mundo gosta dos chamados “jogos sociais” no Facebook. Portanto, não fique pedindo ajuda a seus amigos para administrar sua fazenda ou algo nessa linha. Identifique aqueles que, assim como você, gostam de se distrair no Farmville ou similares e procure interagir apenas com eles.
Tudo bem que o Facebook oferece, de forma muito simples, o bloqueio de conteúdos. No entanto, o ideal é que parta de você a iniciativa de não ficar aparecendo na tela dos seus amigos com pedidos de ripas de madeira ou ferraduras para construir um celeiro virtual.
- Eventos são eventos
Vamos combinar o seguinte: seria interessante, para o bem dos usuários do Facebook, que as pessoas parassem de criar “eventos” para qualquer coisa. Vamos criar um veto? Porque tudo tem limite, certo?
Os eventos são ferramentas extremamente úteis para marcarmos encontros com amigos ou mesmo para anunciarmos e convidarmos pessoas para o que a própria seção sugere: eventos. Mas uma tendência chata, ultimamente, tem feito com que as pessoas criem eventos para qualquer coisa, tipo comentar notícias, escrever textos sem pé e nem cabeça ou organizar “marchas virtuais” por causas esdrúxulas tipo "marcha pela empada de caranguejo". Ativismo de sofá, sai pra lá!
- Marcação
Esse é um assunto delicado. Por exemplo, uma vez que você tirou foto com um amigo, com a concessão dele, está implícito que outras pessoas irão ver. Portanto, nada demais, a não ser que ele peça o contrário ou que a foto seja embaraçosa, você publicá-la no Facebook. Mas, caso você o marque na foto e ele, logo em seguida, desmarque, procure respeitar a vontade da pessoa. Não volte a marcá-lo na mesma foto e, principalmente, pense duas vezes antes de marcar a pessoa novamente numa próxima oportunidade.
A mesma coisa vale para marcar pessoas em comentários ou publicações no mural. Lembre-se que a partir do momento em que você marca alguém, seja numa foto ou num comentário, a pessoa passa a receber notificações por e-mail de todos os comentários seguintes.
E evite a todo custo marcar a pessoa em fotos que não lhe interessem nenhum pouco
ORKUT
- Propaganda
Muita gente tem se cansado do Orkut por causa dos spams, ou seja, aqueles scraps indesejados, com orações, gifs animadas piscando e propagandas. Evite fazer isso em seu perfil, pois, assim como você não deve curtir encontrá-los em vez de recados dos seus amigos no scrapbook, o mesmo vale para eles em relação a você.
- Comporte-se nas comunidades
Muitas comunidades no Orkut não servem para nada e não apresentam tópicos construtivos. Mas várias outras são usadas para discussões interessantes sobre os mais diversos temas. Se você participa ativamente de comunidades, procure seguir as regras impostas pelos moderadores. Eles estão ali para manter a ordem e, caso você não siga, poderá acabar banido.
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