quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Como se forma um furacão

Como qualquer chuvinha, o furacão se forma a partir da evaporação de água para a atmosfera. Óbvio que o furacão não é uma chuvinha qualquer: é uma megatempestade, com torós que podem durar uma semana e ventos que ultrapassam os 200 km/h. A evaporação de água também ocorre em grandes proporções, numa área de centenas de quilômetros, e em condições especiais: no meio dos oceanos, em regiões de águas muito quentes e ventos calmos. Por isso, os furacões são fenômenos tipicamente tropicais. No Brasil, os cientistas achavam que era impossível ocorrer algum furacão - as águas do Atlântico Sul têm temperatura inferior aos 27 ºC necessários para gerar o fenômeno. Mas muitos pesquisadores mudaram de opinião em março do ano passado, quando a tempestade Catarina atingiu o sul do país. "Naquela época, a temperatura da água estava acima do normal, permitindo a formação do primeiro furacão brasileiro. E a estrutura do Catarina era idêntica à de um furacão", diz o meteorologista Augusto José Pereira Filho, da Universidade de São Paulo (USP). Também vale a pena esclarecer uma dúvida comum: qual a diferença entre furacão, ciclone, tufão e tornado? Furacão, ciclone e tufão são nomes diferentes para o mesmo fenômeno: na Índia e Austrália, as tempestades oceânicas são chamadas de ciclones. No Japão e na Indonésia, tufões. E na América, a denominação mais comum é furacão. Já os tornados são outra coisa. Eles se formam no continente e são muito menores - têm entre 100 e 600 metros de diâmetro - duram alguns minutos e são bem mais destruidores: seus ventos podem ultrapassar 500 km/h.
Furacões mais arrasadores têm chuvas pesadas e rajadas de 250 km/h
FORMAÇÃO DO FURACÃO
1. Os furacões nascem no meio dos oceanos, em locais de pouco vento e águas quentes, acima de 27 °C. Nessas áreas, a evaporação é intensa: a água do mar esquenta, vira vapor e forma grandes nuvens. É o começo do fenômeno
2. No local em que a água evapora, a pressão do ar é mais baixa do que nos arredores. Isso faz o ar se deslocar das áreas onde a pressão é maior para o centro do furacão. Esse ar vem cheio de umidade, que evapora e faz crescer o furacão
CRESCIMENTO DO FURACÃO
3. Em um ou dois dias o "bichão" já está gigantesco, com 500 km de diâmetro e mais ou menos 15 km de altura. Por toda a área do furacão, chove e venta muito. As rajadas variam entre 118 km/h e 249 km/h
4. Por ser um enorme fenômeno atmosférico, o furacão sofre os efeitos da rotação da Terra. Ela faz o ar das áreas de alta pressão — como o topo —girar em um sentido, enquanto o ar da base — onde a pressão é baixa — gira no sentido contrário
AUGE DO FURACÃO
5. No meio da tempestade fica o chamado olho do furacão, com 20 km de diâmetro. Nessa área faz muito calor, não há nuvens e não chove. É por essa região que a água segue evaporando, alimentando o furacão
6. No oceano, os furacões avançam em regiões de água quente. Ao atingir a terra firme — que é mais fria e seca que o mar — eles perdem força e se dissipam. Mas provocam inundações, ondas de até 15 metros e ventos fortes


No link você encontra vários videos mostrando a força da natureza
Abaixo um video com os estragos provocados pelo furacão Irene nos EUA
fonte: http://mundoestranho.abril.com.br/materia/como-se-forma-um-furacao

terça-feira, 30 de agosto de 2011

Como estudar para a prova

A edição de dezembro de 2010 da superinteressante trouxe uma dica muito interessante para o período de provas. A revista traz um manual bem ilustrado e divertido dando dicas de como estudar para as provas.
Confira clicando aqui

Novos estados brasileiros

Nos últimos meses não se fala outra coisa no Pará, a divisão do estado vem sendo temas de inúmeras discussões. Alguns defendem a divisão reclamando da pouca atenção recebida pelo governo estadual, outros acreditam que a permanência do estado com seu território atual ainda é o melhor caminho, basta apenas administrar melhor o estado.
Contudo o Pará não é o único estado cuja divisão é cogitada, outros estados brasileiros correm o risco de se dividir surgindo assim novos estados e territórios federais (administrados diretamente pela presidência da república). Veja abaixo o mapa desses novos estados.

Se depender dos Projetos de Decretos Legislativos (PDCs) que tramitam no Congresso, o Brasil pode ter 37 Estados e quatro territórios da União, além do Distrito Federal (DF). A divisão territorial atual do País contempla 26 Estados e o DF.
A maioria das propostas pede divisões nos Estados da Região Norte. O Amazonas, por exemplo, pode ter que ceder terreno para o Estado do Alto Solimões e o Território Federal do Rio Negro, entre outros.
A diferença dos territórios para os Estados é que eles teriam verba federal e sua gestão ficaria a cargo de um gestor indicado pela Presidência. Amapá, Acre, Roraima e Rondônia já funcionaram assim antes de ganhar status de estados.
Além de ser aprovada pelo Legislativo, a criação de um novo Estado depende de um plebiscito que deve ser respondido pela população local.
Além dos pedidos para criar novas unidades da federação, há uma PDC que sugere a revisão dos limites do Piauí, Ceará e do Rio Grande do Norte. Municípios que ficam na região de fronteira poderiam passar a pertencer ao Estado vizinho, se assim decidisse a população em plebiscito.
Desde 1988, já passaram pelo Congresso 92 projetos similares. O pedido mais antigo é de 1988, de autoria do então deputado Chico Humberto pedindo a criação do Estado do Triângulo, em Minas Gerais. Essa e muitas outras proposições foram arquivadas, mas as ideias de novos Estados continuam ativas em outros 25 PDCs que tramitam na Câmara e no Senado.
Veja o mapa com os Estados e territórios federais que podem ser criados:

Saiba mais sobre cada estado:
Estado do Alto Solimões: Diversas propostas para desmembramento da região já circularam pela Câmara. O argumento é o mesmo usado em quase todos os projetos para a região Norte: levar serviços e infraestrtutura á população distante do poder central do estado.
Estado do Araguaia: Um dos PDCs que pede a divisão do Mato Grosso diz que, ao criar “arbitrariamente” o Mato Grosso do Sul, o governo agiu “partindo corações, gerando decepções de um lado e esperanças do outro”.
Estado de Carajás: Foi aprovado pela Câmara no início do mês. Há projetos com mais de 20 anos que pediam que a região, rica em minério fosse destaca do Pará.
Estado da Guanabara: Reativação do Estado da Guanabara que existiu entre 1960 e 1975 no território da cidade do Rio de Janeiro
Estado do Gurgeia: Ficaria no sul do Piauí. Há organizações locais que lutam pela separação que divulgam em livros, palestras e manifestações.
Estado do Mato Grosso do Norte: Argumento para separar a região é a distância da população da região à capial estadual, “ainda que muito
gratos pelo carinho, apoio estímulos que receberam do Sul do Mato Grosso”, diz o PDC.
Estado do Maranhão do Sul: O PDC que propõe a criação cita não só razões econômicas, mas também culturais para a mudança. “Prova disso é que hoje a nossa juventude tem optado por centros como Belém, Goiânia, Brasília, São Paulo e Palmas para realizar seus estudos universitários”, diz o texto proposto em fevereiro deste ano.
Estado do Rio Doce: A unidade da federação contaria com municípios das regiões do Rio Doce, da Mata e de Jequitinhonha/Mucuri.
Estado Rio São Francisco: Projetos que propõe a independência do oeste da Bahia foram apresentados – e rejeitados – diversas vezes.
Estado de Tapajós: Foi votado pela Câmara no início do mês, mas volta para o Senado que deve aprovar uma pequena alteração no texto e liberar o plebiscito.
Estado do Triângulo: É o único viável economicamente, segundo estudo de 2008 do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). A pesquisa considerava as propostas em tramitação naquele ano, entre as quais estava a do Triângulo.
Território Federal do Alto Rio Negro: A região banhada pelo Rio, no Amazonas é considerada muito isolada pela população, e por isso precisa ser um estado independente.
Território Federal do Oiapoque: A cidade mais ao norte do país pode virar território federal estratégico para vigilância de fronteiras e combate ao narcotráfico.
Território Federal do Rio Negro: Proposta por dois campeões de sugestão de novos estados: o senador Mozarildo Cavalcanti (PPB/RR) e o deputado João Herrmann Neto (PPS/SP)
Território Federal do Solimões: Também apresentado por vários parlamentares e aguardando votação da Casa há mais de dez anos.

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Jogo on line do Brasil durante a Segunda Guerra Mundial

O site da revista superinteressante possui muitas coisas bacanas, uma delas é a seção de jogos, nela existem as mais variáveis formas de se divertir e testar conhecimento, uma delas me chamou a atenção: é um jogo da participação do Brasil na Segunda Guerra Mundial. Bem ilustrado e detalhado, o game requer inteligência e lhe ilustra acerca da participação do nosso país na Segunda Grande Guerra. Vale a pena dar uma conferida aqui.

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Bullying - Caso mais famoso

Todos os dias ouvimos falar de Bullying nas escolas, um dos casos mais famosos foi do jovem australiano que, cansado das provocações do colega, resolveu partir pra cima do agressor reagindo de forma explosiva. O vídeo mostrando a atitude violenta de alguém cansado de ser incomodado rodou o mundo e logo o garoto foi tema de uma reportagem onde ele contava todos os seus dramas diários fruto do bullying praticado pelos colegas. Assista o vídeo e se faça a seguinte pergunta: vale a pena reagir com violência aos atos da mesma natureza? Alguém que sofre agressão ao agir violentamente não se torna um agressor? Pense bem nisso.

Curiosidades não tão úteis

terça-feira, 23 de agosto de 2011

Etiqueta nas redes sociais: saiba como se comportar

Ter uma vida social na Internet é como ter uma vida social no mundo  real. E para uma boa convivência, é preciso respeitarmos algumas regras. A principal de todas é simples: ter bom senso. Em outras palavras: Não faça com os outros o que não gostaria que fizessem com você

TWITTER
  • Evite o "flood"
Por mais que sua foto no Twitter seja muito bonita ou  original, nenhum de seus seguidores vai gostar de vê-la “inundando” a  tela a cada segundo. Portanto, meu amigo, evite o “flood" (“inundação”  em inglês) e procure tuitar com parcimônia. Afinal de contas, Twitter é um pouco como uma reunião de amigos. E ninguém gosta daquele cara que fala tanto e tão alto que mais  ninguém consegue se manifestar.
  • Controle-se nos RTs
Muitas vezes, vemos conteúdos bem legais no Twitter e  temos vontade de compartilhar com nossos seguidores. Isso é ótimo! É uma  das razões da existência do Twitter. Mas não faça do seu perfil uma  máquina de RTs. Ninguém aguenta isso!
  • Não faça spam por DM
Da mesma forma que é chato ficar pintando a cada segundo na timeline  dos seus seguidores, também não é nada agradável ficar divulgando coisas  por Direct Message (DM).
Se você tem um blog ou mesmo um negócio e quer divulgar seus links,  faça isso na sua timeline, de forma aberta. Não mande DMs diárias com  suas divulgações. É mais desagradável do que aqueles spams que recebemos  por e-mail, pois, neste caso, não temos escolha. Recebemos sem o nosso  consentimento, porque nosso e-mail caiu em alguma lista contra a nossa  vontade.
Lembre-se que a DM é algo particular. Não seja aquele cara que chega no  meio de uma conversa, a interrompe e ainda tenta distribuir folhetos de  sua padaria, por favor!
  • Palavrões
Escrever palavrões depende da forma como você encara seu perfil no Twitter. Para algumas pessoas, o Twitter  não tem absolutamente nada de profissional. É feito para falar  besteira, xingar o juiz que não marcou aquele pênalti corretamente etc.  Se você usa seu Twitter como ferramenta de trabalho e autopromoção, é mais do que óbvio dizer que você precisa se controlar no linguajar.
  • E daí?
A pergunta acima é só uma das coisas que vêm à cabeça – para não dizer  as impublicáveis – quando alguém tuita algo do tipo: “estou almoçando”  ou “vou ao banheiro”. Afinal de contas, Twitter não  serve para as pessoas narrarem os pormenores da vida. Lembre-se: são  apenas 140 caracteres. Se não tiver algo interessante para dizer, não  dizer nada é sempre mais interessante.

FACEBOOK
  • Jogos sociais
Ok, você está realmente precisando muito de uma vaquinha para completar o seu rebanho no Farmville. Mas lembre-se que nem todo mundo gosta dos chamados “jogos sociais” no Facebook.  Portanto, não fique pedindo ajuda a seus amigos para administrar sua  fazenda ou algo nessa linha. Identifique aqueles que, assim como você,  gostam de se distrair no Farmville ou similares e procure interagir apenas com eles.

Tudo bem que o Facebook oferece, de forma muito  simples, o bloqueio de conteúdos. No entanto, o ideal é que parta de  você a iniciativa de não ficar aparecendo na tela dos seus amigos com  pedidos de ripas de madeira ou ferraduras para construir um celeiro  virtual.
  • Eventos são eventos
Vamos combinar o seguinte: seria interessante, para o bem dos usuários do Facebook, que as pessoas parassem de criar “eventos” para qualquer coisa. Vamos criar um veto? Porque tudo tem limite, certo?

Os eventos são ferramentas extremamente úteis para marcarmos encontros  com amigos ou mesmo para anunciarmos e convidarmos pessoas para o que a  própria seção sugere: eventos. Mas uma tendência chata, ultimamente, tem  feito com que as pessoas criem eventos para qualquer coisa, tipo  comentar notícias, escrever textos sem pé e nem cabeça ou organizar  “marchas virtuais” por causas esdrúxulas tipo "marcha pela empada de caranguejo". Ativismo de sofá, sai pra lá!
  • Marcação
Esse é um assunto delicado. Por exemplo, uma vez que você tirou foto  com um amigo, com a concessão dele, está implícito que outras pessoas  irão ver. Portanto, nada demais, a não ser que ele peça o contrário ou  que a foto seja embaraçosa, você publicá-la no Facebook.  Mas, caso você o marque na foto e ele, logo em seguida, desmarque,  procure respeitar a vontade da pessoa. Não volte a marcá-lo na mesma  foto e, principalmente, pense duas vezes antes de marcar a pessoa  novamente numa próxima oportunidade.
A mesma coisa vale para marcar pessoas em comentários ou publicações no  mural. Lembre-se que a partir do momento em que você marca alguém, seja  numa foto ou num comentário, a pessoa passa a receber notificações por  e-mail de todos os comentários seguintes.
E evite a todo custo marcar a pessoa em fotos que não lhe interessem nenhum pouco

ORKUT
  • Propaganda
Muita gente tem se cansado do Orkut por causa dos  spams, ou seja, aqueles scraps indesejados, com orações, gifs animadas  piscando e propagandas. Evite fazer isso em seu perfil, pois, assim como  você não deve curtir encontrá-los em vez de recados dos seus amigos no  scrapbook, o mesmo vale para eles em relação a você.
  • Comporte-se nas comunidades
Muitas comunidades no Orkut não servem para nada e não  apresentam tópicos construtivos. Mas várias outras são usadas para  discussões interessantes sobre os mais diversos temas. Se você participa  ativamente de comunidades, procure seguir as regras impostas pelos  moderadores. Eles estão ali para manter a ordem e, caso você não siga,  poderá acabar banido.

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

A origem do nome das principais empresas do mundo

São várias as empresas que estão presentes no nosso dia-a-dia, por conta disso seus nomes estão estampados nos computadores, celulares, out doors, internet e outros meios de comunicação, acabamos muitas vezes nos familiarizando com essas empresas mas nem imaginamos de onde vêm seus respectivos nomes. Para matar essa curiosidade resolvemos colocar o texto abaixo:

Nokia

Se você procurar no Google Maps por uma cidade chamada Nokia, vai acabar parando na Finlândia, país no qual surgiu uma das mais famosas e importantes fabricantes de equipamentos eletrônicos (em especial, celulares).
Sim, a empresa em questão é a Nokia. A companhia, fundada em 1965 por Frederik Idestam, recebeu esse nome para que a pequena cidade finlandesa saísse do anonimato e ficasse mundialmente famosa. Bem, parece que o objetivo foi alcançado, não é mesmo?

Toshiba

Tokyo Denki e Shibaura Seisakusho, até então dois comuns cidadãos japoneses, fundaram uma empresa que hoje leva os seus respectivos nomes para todos os cantos do planeta. Com certo “bloqueio criativo” para batizar a empresa, os dois sócios decidiram unir seus nomes e formar o nome da empresa: Toshiba. Uma solução simples e eficiente.

Samsung


Da exportação de peixes secos a lojas de departamento, a Samsung passou por vários ramos antes de tornar-se esta respeitada empresa de eletrônicos e tecnologia que hoje é líder em vários segmentos. A explicação para o nome da empresa é bastante simples: Samsung, em coreano, significa “três estrelas”. A ideia foi do fundador da companhia, Byung Chull Lee, em 1º de março de 1938.

Apple

Quem diria que uma simples maçã seria o símbolo de uma das marcas mais conhecidas mundo afora?
Existem duas histórias para o nome escolhido. A primeira conta que, um dia, enquanto os fundadores da empresa viajavam por uma estrada, Steve Jobs virou para Steven Wozniak e falou: “Eu tenho um nome para a companhia: Apple”.

Já na segunda versão, essa um pouco mais elaborada, os dois não escolheram o nome à toa. Na verdade, ambos pensaram em ter o máximo de vantagens possível, por isso, três razões os motivaram a utilizar a fruta:
Apple começa com a letra ‘A’ e isso faz com que ela apareça na frente da maioria das marcas concorrentes em uma lista alfabeticamente ordenada. Além disso, frutas passam uma imagem de vida saudável. Com a escolha da maçã, Jobs e Wozniak queriam dizer às pessoas que a utilização de computadores é algo que não prejudica a saúde.
Por fim, o fator “surpresa”. Como o ser humano tem a tendência de memorizar associações e eventos inusitados, criar uma marca de tecnologia chamada de Apple faria com que isso ficasse gravado na mente das pessoas – e como podemos perceber, funcionou.
E porque todos os produtos trazem um “i” em seu nome? A ideia é passar, de forma minimalista e elegante, a postura da empresa: aparelhos criados para usuários pessoais (“i” de individual) e com total acessibilidade (“i” de internet).

Microsoft


Apesar de ter buscado uma ideia menos “criativa” do que os seus eternos concorrentes da Apple, Bill Gates também conseguiu criar uma marca mundialmente famosa – com um nome que ficou fixado na mente de praticamente toda a população mundial.
O nome da empresa vem da junção de duas palavras: “Microcomputer” e “Software”. Dessa forma, Microsoft diz, mesmo que indiretamente, qual a principal atividade praticada pela empresa.

IBM

O nome IBM é, na verdade, simples e direto: International Business Machines. Mais interessante do que a história original é outra, já desmentida pela empresa, cuja sigla IBM seria, na verdade, uma brincadeira de seus fundadores com o computador “HAL” do filme “2001: Uma Odisseia no Espaço”. Isso porque as letras que formam “HAL” são exatamente as anteriores àquelas que do nome IBM.

Google

Para entender o nome Google é preciso conhecer um pouco de matemática. Isso porque a palavra veio de um termo matemático utilizado para expressar o número 1  seguido de 100 zeros: “Googol”.
Se a ideia era buscar algo que representasse “toneladas” de informação, o primeiro passo já tinha sido dado. Todavia, a variação dessa palavra (a marca conhecida como Google) surgiu, segundo boatos, de um simples erro de digitação na hora em que foram buscar pelo domínio desejado.  
Já outras pessoas afirmam que os fundadores da empresa não contaram com o “acaso” e simplesmente quiseram brincar com a palavra “Googol”, encontrando assim, a alternativa: Google.

Yahoo!

Ao contrário do que se imagina o nome da empresa não veio da expressão “Yahoo” que pode significar uma exclamação verbal de aventura ou alegria. Os fundadores Jerry Yang e David Filo escolheram a palavra por causa de sua definição literária, mais precisamente do livro de Jonathan Swift “As viagens de Gulliver”. Segundo a história, os “Yahoos” eram espécies de criaturas selvagens.

Twitter


O primeiro nome escolhido para o serviço tinha sido “Status”, mas este não agradava nem a seus fundadores, que resolveram ir em busca de algo melhor. Dessa forma, começaram a surgir várias ideias. Entre elas, apareceu a palavra “twitch” que, em inglês, significa algo como “estremeção” – o que lembraria a vibração do celular no seu bolso quando você recebe alguma SMS.
Apesar de ser considerada como uma boa alternativa, o termo não trazia o apelo comercial desejado pelos seus criadores. Então, vagando pelo dicionário em busca de alternativas, surgiu a ideia que permanece até hoje: Twitter.
Uma definição perfeita para pequenas quantidades de informação e, também, para pios de aves – símbolos da empresa.

Facebook


O Facebook é atualmente a maior rede social do planeta. Porém, no início, a ideia era reunir os alunos da universidade de Harvard em um site onde pudessem conversar, visualizar fotos e manter contato.
Facebook é uma abreviação do nome original do serviço, primeiramente conhecido como “TheFacebook”. Os “facebooks” são muito comuns nos Estados Unidos e reúnem imagens dos alunos de escolas, universidades, cursos e fraternidades em geral. Essa “tradição” foi a inspiração de Mark Zuckerberg na hora de dar um nome para a sua rede social.

Sony

Assim como os nomes de muitas gigantes da tecnologia, a Sony também encontrou a sua alcunha ideal na junção de duas palavras diferentes. A primeira é “Sonus”, palavra latina cujo significado é som. A outra é “Sonny”, uma maneira informal de se referir a algo no diminutivo, como um menino pequeno, por exemplo.

Dessa forma, a palavra Sony foi formada, levando-se em conta também a facilidade de sua memorização e pronúncia em praticamente todos os idiomas.

Hotmail

O nome Hotmail surgiu de brincadeiras com as palavras “hot” (quente) e “mail” (correio). Além disso, havia também a inserção das letras “HTML” em destaque. Assim, antigamente, quando você acessava o seu email, visualizava o site como “HoTMaiL” – uma forma de destacar o código de programação utilizado para se desenvolver páginas na internet.

Hewlett-Packard

O nome original da Hewlett-Packard (popularmente conhecida como HP) veio da junção dos sobrenomes de seus dois fundadores – Bill Hewlett e Dave Packard. A curiosidade fica por conta da maneira que eles encontraram para definir qual nome deveria vir primeiro: jogar cara ou coroa.

Nintendo

A palavra Nintendo vem de uma transformação da original japonesa “Nintendou, sendo que “ninsignifica pessoa, “ten”equivale a céu e “dou” quer dizer terra. Algumas pessoas afirmam que se trata de uma adaptação de um ditado japonês, algo como “Deixar a sorte nas mãos de Deus” ou, ainda, “Confiada aos céus”.

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Lanches escolares ao redor do mundo

Quem nunca viu estudantes almoçando nos filmes estrangeiros e levando o dia inteiro na escola ou faculdade? Não é nenhuma ficção. Em alguns países, de manhã eles têm aula, almoçam na escola e à tarde praticam algum esporte e dedicam-se a fazer as tarefas do dia. Diferente do que ocorre aqui no Brasil, geralmente os alunos de lá não levam nenhuma tarefa para casa.
Para ilustrar um pouco essa diferença, algumas imagens mostram como é o almoço e lanche em várias partes do mundo.



Fonte: http://colunistas.ig.com.br/obutecodanet/

Passeio a Estação de Tratamento de Água

Na última quarta-feira, 17 de agosto, os alunos do sexto e sétimo ano do Triunfo tiveram a oportunidade de aprenderem na prática o que foi ensinado nos seus livros de ciência. As turmas foram levadas para a Estação de Tratamento de Água da COSANPA onde foi mostrado como a água é retirada dos mananciais e levada até as nossas torneiras. Foi um momento de conscientização sobre o uso da água, de conhecer um pouco mais o conteúdo e, é claro, de se divertir com os colegas. Confira abaixo as fotos do passeio feitas pelo nosso fotógrafo, o seu Carlos.